Este artigo apresenta o procedimento de ensino que ativou o processo criativo dos alunos no curso de design de moda do Centro Universitário SENAC-SP, que teve o objetivo de despertar o reconhecimento experimental e espacial dos alunos e o entendimento dos elementos materiais e estruturais básicos do vestuário tradicional. Seguindo parâmetros preestabelecidos no projeto, as equipes são estimuladas a construir e ressignificar uma peça de roupa, para então transformá-la em outra proposta vestível, estimulados pela experimentação de novas soluções de acabamento condizentes com o tipo de segmento escolhido. Para incentivar a organização de material imagético, foi solicitado aos alunos o desenvolvimento de um memorial descritivo do processo de criação, reforçando a importância desse registro criativo. Os resultados desse projeto foram expostos para todos os alunos da universidade, junto com fotos do processo e pequeno editorial de moda. Esta discussão está fundamentada nas proposições metodológicas de Montemezzo (2003) e Broega e Mazzotti (2015), Salles (1998,2000) em relação a documentação do processo criativo, Ostrower (1987,1999) de acordo com conceitos de criação e Munari (1998) sobre a não linearidade do processo criativo.
Palavras-chave: design de moda; processo criativo; vestuário; desconstrução;
Abstract
This article presents the teaching procedure that activated the students’ creative process in the fashion design course at Centro Universitário SENAC-SP, which aimed to awaken the students’ spatial and experimental recognition and understanding of the basic material and structural elements of traditional clothing. Following pre-established parameters in the project, the teams are encouraged to build and reframe a piece of clothing, to then transform it into another wearable proposal, stimulated by experimenting with new finishing solutions consistent with the type of segment chosen. To encourage the organization of imagery material, students were asked to develop a descriptive memorial of the creative process, reinforcing the importance of this creative record. The results of this project were exposed to all students at the university, along with photos of the process and a small fashion editorial. This discussion is based on the methodological propositions of Montemezzo (2003) and Broega and Mazzotti (2015), Salles (1998, 2000) in relation to the documentation of the creative process, Ostrower (1987, 1999) according to concepts of creation and Munari (1998) on the non-linearity of the creative process.
Keywords: fashion design, creative process; clothing; deconstruction.
Autores
Ana Paula Mendonça Alves e Agda Carvalho
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