-
CRÉDITOS
-
SUMÁRIO
-
PREFÁCIO
Rodrigo Duarte Seabra
-
ARTICULAÇÃO DAS DIMENSÕES SINTÁTICAS E SEMÂNTICAS NO DESENVOLVIMENTO PROJETUAL DE MODA: ANÁLISE FERRAMENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL / ARTICULATION OF SYNTACTIC AND SEMANTIC DIMENSIONS IN FASHION DESIGN DEVELOPMENT: TOOL ANALYSIS IN THE EDUCATIONAL CONTEXT
Jessica Schneider,
Célio Teodorico dos Santos e
Marcelo Gitirana Gomes Ferreira -
MEMÓRIA AFETIVA E OS ESBOÇOS IMAGÉTICOS: PATRIMÔNIO INTANGÍVEL DO MODO DE VESTIR DE UMA ÉPOCA / AFFECTIVE MEMORY AND IMAGETICAL SKETCHES: INTANGIBLE HERITAGE OF THE WAY OF DRESSING OF AN ERA
Artemisia Lima Caldas e
Cristhianne Castro da Silva -
A MATERIALIDADE DAS REVISTAS DE MOLDES, O OFÍCIO DA COSTURA E AS MULHERES: ESTUDO DE CASO DA REVISTA MANEQUIM / THE MATERIALITY OF SEWING MAGAZINES, THE SEWING LABOR AND THE WOMEN: CASE STUDY OF MANEQUIM’S MAGAZINE
Manuela de Azambuja,
Fernanda Henriques e
Cassia Leticia Carrara Domiciano -
PROJETO DE PRODUTO DE VESTUÁRIO ERGONÔMICO: RELAÇÃO PRODUTO-USUÁRIO-CONTEXTO / ERGONOMIC APPAREL PRODUCT DESIGN: PRODUCT-USER-CONTEXT RELATIONSHIP
Thiago Varnier e
Giselle Schmidt Alves Díaz Merino -
RGS – REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SÍNTESE – COMO ARTEFATO DE APOIO À PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I / GRS – GRAPHIC REPRESENTATION OF SYNTHESIS – AS A SUPPORT ARTIFACT FOR ELEMENTARY SCHOOL.
Waleska C. Sieczkowski Pacheco e
Stephania Padovani -
ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM: REPRESENTAÇÕES QUE REVELAM APRENDIZAGEM INFORMA / LEARNING ECOSYSTEMS: REPRESENTATIONS THAT REVEAL INFORMAL LEARNING
Akemi Leandra Kawagoe e
Tiago Barros Pontes e Silva -
ENSINO E APRENDIZADO EM GEOMETRIA DESCRITIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA / TEACHING AND LEARNING IN DESCRIPTIVE GEOMETRY: A SYSTEMATIC BIBLIOGRAPHIC REVIEW
Fábio Teixeira e
Daiane Grassi -
O AUTOR DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS, A AUTOBIOGRAFIA E A RELAÇÃO COM SEUS FÃS / THE COMIC BOOK AUTHOR, THE AUTOBIOGRAPHY AND THE RELATIONSHIP WITH HIS FANS
Paulo Henrique Nascimento Kielwagen e
Paula Cristina Somenzari Almozara -
ENSINO HÍBRIDO DE DESENHO À MÃO LIVRE USANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS / BLENDED TEACHING OF FREEHAND DRAWING USING DIGITAL TECHNOLOGIES
Lucy Donegan
-
PROPOSTA DE UM PLANEJADOR DE AULAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA DESCRITIVA A PARTIR DO DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO / PROPOSAL OF A CLASS PLANNER FOR SIGNIFICANT LEARNING IN DESCRIPTIVE GEOMETRY FROM USER-CENTERED DESIGN
Fábio Teixeira e
Daiane Grassi -
FATORES ENVOLVIDOS NA ALFABETIZAÇÃO EM DESENHO NA ÁREA PROJETUAL: DISCUSSÃO POR MEIO DO USO DA TÉCNICA GRUPO FOCAL / FACTORS INVOLVED IN DRAWING LITERACY IN THE DESIGN AREA: DISCUSSION THROUGH THE USE OF THE FOCUS GROUP TECHNIQUE
Simone Melo da Rosa,
Bruna Luz Vieira,
Júlio van der Linden,
Branca Freitas de Oliveira e
Underléa Miotto Bruscato -
PENSAMENTO VISUAL E CRIATIVIDADE: BENEFÍCIOS DO ESBOÇO NA GERAÇÃO DE IDEIAS / VISUAL THINKING AND CREATIVITY: BENEFITS OF SKETCHING IN IDEA GENERATION
Alexandre dos Santos Rossi,
Fabiano de Vargas Scherer e
Underléa Miotto Bruscato -
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE SMARTPHONE PARA WORKAHOLICS / DEVELOPMENT OF A SMARTPHONE APPLICATION FOR WORKAHOLICS
Daniel Sassame Toledo e
Daniel de Salles Canfield -
OPEN DESIGN: MOBILIÁRIO DE ENCAIXES DESENVOLVIDO A PARTIR DE FABRICAÇÃO DIGITAL / OPEN DESIGN: FITTING FURNITURING DEVELOPED FROM DIGITAL MANUFACTURING
João Pedro Morais Guedes,
Raissa Albuquerque dos Anjos,
Kleber da Silva Barros e
José Guilherme da Silva Santa Rosa -
EXPERIÊNCIA PROJETUAL JANELAS POLIFÔNICAS / POLYPHONIC WINDOWS DESIGN EXPERIENCE
Claudia Palma da Silva,
Ana Paula Silveira dos Santos e
Carlo Franzato -
DESIGN DE GAMES EDUCATIVOS COM A PARTICIPAÇÃO DO USUÁRIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA / DESIGN OF EDUCATIONAL GAMES WITH USER PARTICIPATION: A SYSTEMATIC REVIEW
Guilherme Cañete Vebber,
Fabio Pinto da Silva e
Fabiano de Vargas Scherer -
DESIGN DE AMBIENTES EM JOGOS: UM ESTUDO DE CASO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA AMBIÊNCIA DO JOGO JOURNEY / ENVIRONMENT DESIGN IN GAMES: A CASE STUDY OF ENVIRONMENTAL PERCEPTION IN JOURNEY’S GAME ENVIRONMENT
Milena Rocha Alves e
Iara Sousa Castro -
O DESIGN ABERTO NO CONTEXTO EDITORIAL: O EXPERIMENTO DO LIVRO “GELATINA GERAL” / OPEN DESIGN IN THE EDITORIAL CONTEXT: THE EXPERIENCE OF THE BOOK “GELATINA GERAL”
Lara Souza Benedet e
Cristina Colombo Nunes -
PARA ALÉM DA FRUIÇÃO ESTÉTICA: O USO DA ILUSTRAÇÃO CRÍTICA NO DESIGN GRÁFICO ATIVISTA COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO VISUAL DE CAUSAS SOCIAIS / BEYOND AESTHETIC FRUITION: THE USE OF CRITICAL ILLUSTRATION IN ACTIVIST GRAPHIC DESIGN AS A WAY OF VISUAL REPRESENTATION OF SOCIAL CAUSES
Cláudio Aleixo Rocha,
Ana Terra Castro Viana e
Fernando Antonio Oliveira Mello -
ESTRATÉGIAS GRÁFICAS E RETÓRICA DE APRESENTAÇÃO NOS CONCURSOS EUROPAN / GRAPHIC STRATEGIES AND RHETORIC ON ARCHITECTURE COMPETITIONS: STUDYING THE EUROPAN COMPETITION CASE
Carolina Celete Pinto Pereira e
Daniel Carvalho de Moreira -
COMUNICAÇÃO VISUAL, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO DESIGN GRÁFICO FRENTE À DIVERSIDADE HUMANA / VISUAL COMMUNICATION, ACCESSIBILITY AND INCLUSION: REFLECTIONS ON THE ROLE OF GRAPHIC DESIGN REGARDING HUMAN DIVERSITY
Gabriela Simão Dias,
Luis dos Santos Miguel,
Manuela de Azambuja e
Fernanda Henriques -
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO PARA OS CURSOS DE DESIGN GRÁFICO E INDUSTRIAL (2020-2021) / AN EXPERIENCE IN TEACHING GEOMETRY REMOTELY FOR A GRAPHIC AND INDUSTRIAL DESIGN COURSES (2020-2021)
Odila Rosa Carneiro da Silva e
Anelise Zimmermann -
UMA EXPLORAÇÃO DAS MECÂNICAS DE PUZZLE EM JOGOS DE COMPUTADOR / AN EXPLORATION OF PUZZLE MECHANICS IN COMPUTER GAMES
Caio Luiz Germer e
Rafael Marques de Albuquerque -
PROCEDIMENTOS EMPÍRICOS, TÉCNICOS E PRÁTICOS UTILIZADOS NA CRIAÇÃO DE PAINÉIS SEMÂNTICO / EMPIRICAL, TECHNICAL AND PRACTICAL PROCEDURES USED IN MOOD BOARDS CREATION
Marcos Roberto dos Reis e
Eugenio Andrés Díaz Merino