Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE APRENDIZADO DE FERRAMENTA DE EDIÇÃO DE IMAGENS PARA REGISTRO DE ARQUITETURA

Resumo

A formação de um estudante de Arquitetura e Urbanismo se inicia com a transformação de seu olhar, principalmente no que diz respeito ao espaço de sua cidade. Quanto ao uso de tecnologias digitais, as escolas de arquitetura e urbanismo comumente oferecem uma formação no conhecimento das ferramentas que são utilizadas no dia a dia do trabalho do arquiteto. Entretanto, essa temática abre a possibilidade de  extrapolar a abordagem instrumental e representacional da imagem, possibilitando trabalhar outros temas importantes para a formação do estudante. Este trabalho expõe um exercício prático da primeira série do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (PR), na disciplina de Ferramentas Digitais, que aborda o conteúdo de edição digital de imagens e propõe atividades com crescente grau de complexidade, que objetivam promover um aprendizado significativo e contextualizado. A pesquisa mostra os resultados obtidos no exercicio aplicado em sala de aula, bem como a avaliação dessa atividade por alunos e professores.

Palavras-chave: edição de imagens; experiência didática, arquitetura; tecnologias digitais.

 

Abstract

Considering the panorama of teaching digital technologies in Architecture programs, most of them offer instrumental trainings, which are usually designed according to the daily work activities of an architect. However, these activities require not only the knowledge of how to deal with digital tools, but also many other abilities and attitudes which are difficult to be taught. In this scenario, an activity of contextualized learning seems to be an opportunity to go beyond the instrumental and representational aspect of the digital image editing. This paper presents the proposal of a practical exercise in a Digital Tools course that teaches the basics of digital image editing for first graders of the Architecture and Urbanism program of Positivo University in Curitiba, Brazil. The activities have an increasingly degree of complexity to promote meaningful and contextualized learning. It also shows some achievements as well as the feedback from students. It exposes the teacher’s judgment about its effectiveness and discusses the contrasts and similarities between faculty and students’ opinions.

Keywords: digital image editing; didactic experience; architecture; digital tools.

 

Autores

Gisele Pinna Braga e Fernanda Bertoli Stival

Baixe o Arquivo Completo