Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

TÉCNICAS DE ANÁLISE SOBRE O USO DE PROPORÇÃO NA ARQUITETURA

Resumo

A análise de obras referenciais de arquitetura, tradicionalmente, é utilizada como estratégia didática para a introdução da atividade projetual. Exercícios de análises sob o ponto de vista geométrico promovem o reconhecimento de lógicas, de organização espacial e delimitação formal, empregadas por diferentes arquitetos. O conceito de proporção, frequentemente utilizado como um dos parâmetros de análise, fundamentou a produção arquitetônica de muitas épocas. A identificação do uso deste conceito não é tão evidente, necessitando de ferramentas adequadas para análise. Focando-se nesta questão, este estudo, de interesse didático, e dirigido aos estágios iniciais de formação em arquitetura, se propõe auxiliar na compreensão de processos projetuais através da instrumentalização para este tipo de análise, no âmbito de disciplinas de geometria e representação gráfica. Reconhece instrumentos que facilitam identificar a adoção ou não, pelo projetista, de determinadas relações geométricas para a configuração de objetos arquitetônicos. Propõe o uso tanto de técnicas de análise tradicionalmente estabelecidas como se vale dos avanços das tecnologias digitais de representação e visualização, utilizando-se das técnicas de realidade aumentada. Neste caso, através de dispositivos móveis, propõe a visualização de elementos virtuais sobrepostos diretamente sobre a obra de arquitetura ou sobre suas representações, configurando o “proporcionômetro digital”. Busca-se, com este estudo, contribuir com a prática docente de instrumentalização dos estudantes com conceitos e procedimentos que permitam a compreensão de estratégias, geométricas, utilizadas nas práticas projetuais de arquitetura.

Palavras-chave: análise de arquitetura, geometria, proporção, realidade aumentada, proporcionômetro digital.

Abstract

The analysis of referential works of architecture is traditionally used as a teaching strategy for the introduction of design activity. Analysis exercises from the geometric point of view promote the recognition of logics of spatial organization and formal definition, employed by different architects. The concept of proportion, often used as a parameter for analysis, determined the architectural production of many ages. Identifying the use of this concept is not so evident, requiring adequate analysis. Focusing on this issue, this study of educational interest, and directed to the early stages of architectural training, intends to aid the understanding of design processes through the instrumentation for this type of analysis, within the disciplines of geometry and graphic representation. The study recognizes instruments that make it easier to identify the adoption, or not, by the designer of certain geometric relations for the configuration of architectural objects. It proposes the use of traditionally established analysis techniques as well as takes advantage of the advances in digital technologies of representation and visualization using augmented reality techniques. In this case, via mobile devices, we propose viewing virtual elements overlapping directly on the work of architecture or representations of their elements thus establishing the “digital proportion measurer “. This study seeks to contribute to the teaching practice of instrumentalising students with concepts and procedures which allow the understanding geometric strategies, , used in the architectural design practice.

Keywords: architecture analysis; geometry; augmented reality; digital proportion measurer, didactic activities.

Autores

Tássia Borges de Vasconselos e Adriane Borda Almeida da Silva

Baixe o Arquivo Completo