Resumo
Um dos requisitos fundamentais para a existência de qualquer objeto produzido na moderna sociedade industrial é a possibilidade de ser representado, ou seja, existir previamente por meio de modelos que contenham informações sobre ele e que respondam adequadamente às necessidades de cada etapa de sua concepção, produção, divulgação e consumo. Para dar conta dessa representação, uma série de recursos pode ser empregada, variando dos mais precisos aos mais abstratos. Conhecer as peculiaridades destes recursos é fundamental para que se obtenha melhor aproveitamento na comunicação e divulgação da produção em design. Após uma contextualização da representação em design, identificando suas possibilidades e limites, este artigo propõe o estabelecimento de categorias de classificação e análise dos diferentes sistemas de representação, agrupados sob características comuns. De cunho didático e analítico, esta classificação procura contribuir tanto para o melhor entendimento e aproveitamento dos diversos recursos comunicacionais do design, refletindo sobre o estado da arte em termos de representação, quanto para a consolidação de uma teoria do design.
Palavras-chave: representação em design; comunicação em design; taxonomia.
Abstract
One of the fundamental requirements for the existence of any object produced in modern industrial society is the possibility that it can be be represented, or that already exist through templates that contain information about it and rightly responds to the needs of each stage of its design, production, dissemination and consumption. To account for this representation, a number of features can be used, ranging from more accurate to the more abstract. Knowing the peculiarities of these resources is essential in order to obtain better use of communication and dissemination of the production in design. After the contextualization of representation in design, identifying their possibilities and limitations, this article proposes the establishment of categories of classification and analysis of the different systems of representation, grouped under common characteristics. Didactic and analytical, this classification seeks to contribute both to the better understanding and use of various communication features of design, reflecting on the state of the art in terms of representation, and for the consolidation of a theory of design.
Keywords: representation in design; communication in design; taxonomy.
Autores
Airton Cattani e Jacques Leenhardt
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