Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa teórica, de caráter bibliográfico, com vistas a estabelecer um quadro teórico acerca dos simuladores educacionais como objetos de aprendizagem. Para isso foram levantadas fontes de pesquisa acadêmicas, comparados os conceitos e as definições, então sintetizadas as informações em quadros e em representações gráficas. Os três eixos principais foram: definições de objeto de aprendizagem, uma discussão se simulador é um game ou o game é uma simulação, e simulador como objeto de aprendizagem. O resultado obtido tenciona os limites do objeto de pesquisa e aprimora os fundamentos teóricos, vislumbrando futuros estudos sobre o tema.
Palavras-chave: simuladores educacionais; objeto de aprendizagem; pesquisa teórica.
Abstract
This article aims to present the theoretical research, in form of a bibliographic review, in order to establish a theoretical framework about the educational simulators as learning objects. The study analyzed different sources academic research, compared concepts and definitions, and then synthesized the information in tabular and graphical representations. The three main axes were: learning object definitions, a discussion if simulator is a game or the game is a simulation, and simulation as a learning object. The findings highlights the limits of the research object and enhances the theoretical foundations, envisioning future studies on the subject
Keywords: educational simulators; learning object; theoretical research.
Autores
Carolina Calomeno
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