Resumo
O artigo oferece uma visão geral sobre revistas digitais para tablet (RDT): das motivações do seu surgimento como mídia, ao seu crescimento e posterior reposicionamento no mercado, tendo em vista a confluência entre a constante transformação da tecnologia digital e as movimentações do setor econômico de comunicação e jornalismo. A pesquisa foi desenvolvida de 2013 a 2015, envolvendo levantamento de RDTs editadas no Brasil e no exterior a partir de 2010; assim como o contato com setores de design, envolvidos com o projeto de RDTs, em empresas jornalísticas brasileiras. Além disso, baseou-se no suporte tanto de bibliografia teórica quanto de relatórios e reportagens que forneciam dados não disponíveis em pesquisas acadêmicas. O texto procura apresentar uma síntese das condições e dos vetores desse processo.
Palavras-chave: revistas digitais para tablet; design de revistas; mídias; convergência midiática.
Abstract
The paper offers a broad vision about digital magazines for tablet computers (RDT): motivations of its emergence as a media, its growth and further market replacements, given the constant transformation of digital technology and changes in economic sector of communication and journalism. The research was developed from 2013 to 2015, involving survey of RDTs edited in Brazil and abroad since 2010; as well as contact with design sectors, involved with the RDTs project in Brazilian newspaper companies. Beside that, it was based not only on theoretical bibliography, but also on reports and news providing information not available in academic researches. The text aims to summarize the conditions and vectors of this process.
Keywords: digital magazines for tablet computers; magazine design; media; media convergence.
Autores
Pedro Biz e Washington Dias Lessa
Baixe o Arquivo Completo