Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REPRESENTAÇÕES FEMININAS NAS REVISTAS BRASILEIRAS DA DÉCADA DE 1920: UM ESTUDO DA REVISTA A MAÇÃ / FEMALE PORTRAYALS ON 1920’S BRAZILIAN MAGAZINES: A STUDY OF THE A MAÇÃ MAGAZINE

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever como o contexto sociocultural da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920 ditou o projeto editorial da revista A Maçã, principalmente no que se trata de contrastes entre as representações femininas presentes na revista e os ideais de mulher moderna apresentados. Esse periódico, que surgiu em um período conturbado de transformações culturais, refletiu as tentativas de modernização do país em suas páginas, sendo que um desses reflexos representava contradições entre o que significava ser uma mulher moderna e o que realmente era imposto pela sociedade. As revistas foram selecionadas através de um padrão de intervalo de tempo, além de terem suas primeiras e últimas edições comparadas entre si. Concluiu-se que o projeto editorial da revista passou por diversas mudanças e que, apesar das ilustrações, charges e textos sobre mulheres modernas, essas representações reafirmavam o conceito patriarcal da feminilidade, o que atesta que o modernismo só abriu novas portas, verdadeiramente, para homens da elite social carioca.

Palavras-chave: design brasileiro; memória gráfica; ilustrações femininas.

 

Abstract

The following paper has its’ objective as describe how the 1920’s sociocultural context of the city of Rio de Janeiro dictated the editorial project of the A Maçã magazine, especially when it comes to the contrast between the portrayals in the magazine and the shown ideal of a modern woman. This periodic, which came to be in a troubled period of cultural transformations, reflected the country’s attempts of modernization in its’ pages, and one of these reflections represented contradictions between what it meant to be a modern woman and what was imposed by society. The magazines were selected by a pattern of time intervals and had their first and last editions compared. It was concluded that the magazine’s editorial project went through various changes and, despite the illustrations, cartoons and texts about modern women, these portrayals reaffirmed a patriarchal concept of femininity, which shows that modernism only truly opened doors for men from Rio de Janeiro’s social elite.

Keywords: brazilian design; graphic memory; female illustrations.

 

Autores

Gabriel Cruz, Isadora Sartori Veras, Sofia Girardi e Cristina Colombo Nunes

Baixe o Arquivo Completo