Resumo
O curso de medicina, no seu formato tradicional, exige uma alta memorização de conteúdos didáticos. O objetivo deste estudo foi criar um quadro conceitual sobre memória, elicitação gráfica e elementos básicos da linguagem visual. Este objetivo foi alcançado por meio do método proposto que incluiu um experimento com elicitação gráfica. Como resultado foi visto que a elicitação gráfica funcionou como um artefato cognitivo para recordação de texto didático de medicina. O quadro conceitual proposto também pode ser usado em novos estudos de elicitação gráfica na área de design e saúde para analisar os elementos básicos da linguagem visual utilizados nas representações gráficas de textos de medicina. Para exemplificar o uso do quadro conceitual, foi criado um protocolo de análise gráfica de textos descritivos de medicina e foi feita uma análise de uma representação gráfica para demonstrar a sua aplicação prática
Palavras-chave: elicitação gráfica; quadro conceitual; linguagem visual
Abstract
The medicine course, in its traditional format, requires high memorization of didactic contents. The aim of this study was to create a conceptual framework about memory, graphic elicitation and basic elements of visual language. This objective was achieved through the proposed method that included an experiment with graphic elicitation. As a result, it was seen that the graphic elicitation worked as a cognitive artifact for remembering medical textbooks. The proposed conceptual framework can also be used in new studies of graphic elicitation in the area of design and health to analyze the basic elements of the visual language used in the graphic representations of medical texts. To exemplify the use of the conceptual framework, a protocol of graphic analysis of descriptive texts of medicine was created and an analysis of a graphic representation was made to demonstrate its practical application.
Keywords: graphic elicitation; conceptual framework; visual language
Autores
Vanessa Kupczik e Carla Galvão Spinillo
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