Resumo
Este artigo traz a reflexão e algumas propostas sobre métodos relacionados ao ensino de design, com enfoque no desenho técnico. Observa-se que muitas metodologias de ensino ou materiais didáticos utilizados neste campo são desenvolvidos para outras áreas, que, somado à redução de conteúdos de desenho nos ensinos fundamental e médio, resulta em dificuldades na apreensão de fundamentos básicos da geometria e do desenho técnico. Desta forma, são apresentados alguns elementos históricos e uma proposta sobre possibilidades metodológicas para a disciplina de desenho técnico, com enfoque em exercícios sobre os fundamentos básicos que relacionam desenho e modelagem, na Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Os exercícios propostos foram sucedidos de uma avaliação por questionários com perguntas abertas, quando se verificou a melhoria nas condições de ensino-aprendizagem do desenho técnico, principalmente relacionada à compreensão sobre as vistas ortográficas e suas regras básicas de leitura e execução.
Palavras-chaves: ensino-aprendizagem; desenho técnico; design; metodologia.
Abstract
This article brings the reflection and some proposals about methods related to the teaching of design, with a focus on technical drawing. It is observed that many teaching methodologies or didactic materials used in this field of study are developed for other areas, which, added to the reduction of drawing contents in elementary and high schools, results in difficulties in the apprehension of basic fundamentals of geometry and technical drawing. Thus, some historical elements and a proposal about methodological possibilities for the course of technical drawing are presented, focusing on exercises about the basic fundamentals that relate drawing and modeling, at the Santa Catarina State University – Udesc. The proposed exercises were followed by an evaluation through questionnaires with open questions, when it was verified the improvement in the teaching-learning conditions of technical drawing, mainly related to the understanding about orthographic views and their basic reading and execution rules.
Keywords: teaching-learning; technical drawing; design; methodology.
Autores
Douglas Ladik Antunes e Raquel de Quadros Weber
Baixe o Arquivo Completo