Resumo
Este artigo provê uma introdução ao campo de interação homem-computador, especificamente o estudo das interfaces gráficas de usuário (GUI). A partir de uma revisão de literatura histórica identificamos os princípios que fundamentam as estratégias de design das GUI. Esses princípios apontam para a exploração das habilidades sensório-motoras e dos modelos mentais dos usuários. Ao final, apresentamos um quadro síntese desses princípios com uma descrição básica dos mesmos e o enquadramento teórico que fundamenta seu emprego.
Palavras-chave: interface gráfica de usuário; projeto de interfaces; interação homem-computador.
Abstract
This paper provides an introduction to the field of human-computer interaction, specifically the study of Graphics User Interface (GUI). From a review of historical literature identified the principles that underlie the design strategies of the GUI. These principles point to the exploration of the sensory-motor abilities and the mental models of users. At the end, we present a summary table of these principles with a basic description of them and the theoretical framework that underlies their employment.
Keywords: graphics user interface; interface design; human-computer interaction.
Autores
André Luis Marques da Silveira e Vinicius Gadis Ribeiro
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