Resumo
As interfaces gráficas presentes nos sistemas operacionais contemporâneos compõem um importante papel na popularização do computador pessoal como o conhecemos hoje. Baseadas em metáforas, as interfaces gráficas dos principais sistemas operacionais disponíveis no mercado são operadas por meio de operações imagéticas em ícones e representações virtuais que imitam o comportamento e a aparência de objetos e materiais do mundo real. Investigou-se as origens históricas e contextuais dessas representações e seus respectivos usos como metáforas nas interfaces gráficas, descrevendo suas atribuições visuais contextualizadas, assim como as transformações ao longo das evoluções de software, hardware, uso e funções do computador pessoal. Partiu-se das interfaces mecânicas, como aquela encontrada no Bombe de Alan Turing, onde debate-se a representação análoga das informações com o universo extra-computacional. Análisa-se, na sequência, a transição para o status de uma máquina comercial com monitor, mouse e teclado. Nesse momento, a interface passa a ser definida por meio das representações pictóricas em uma tela, modelo usado da década de 1980 até as interfaces contemporâneas de computação miniaturizada em sistemas móveis, como a interface Material Design, disponível no sistema operacional Google Android.
Palavras-chave: interface de usuário, interface gráfica, design de interação, experiência do usuário
Abstract
The graphical interfaces present in contemporary operating systems play an important role in popularizing the personal computer as we know it today. Based on metaphors, the graphical interfaces of the major operating systems available on the market are operated by imaging operations on icons and virtual representations that mimic the behavior and appearance of real-world objects and materials. We investigated the historical and contextual origins of these representations and their respective uses as metaphors in the graphic interfaces, describing their contextualized visual assignments, as well as the transformations along the evolution of software, hardware, use and functions of the personal computer. It started from the mechanical interfaces, such as that found in the Bombe of Alan Turing, where the analogous representation of the information with the extra-computational universe is discussed. The transition to the status of a commercial machine with monitor, mouse and keyboard is then sequentially analyzed. At that point, the interface is defined through pictorial representations on a screen, a model used from the 1980s to the contemporary interfaces of miniaturized computing in mobile systems, such as the Material Design interface, available in the Google Android operating system.
Keywords: GUI, user interface, interactive design, user experience
Autores
Danilo Braga, Priscila Almeida Cunha Arantes e Gisela Belluzzo de Campos
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