Resumo
O objetivo do presente trabalho é investigar os discursos que visavam a reinclusão da disciplina de Desenho nos currículos escolares brasileiros, proferidos nos Simpósios Nacionais de Geometria Descritiva e Desenho Técnico promovidos pela Associação Brasileira de Expressão Gráfica – ABEG –, denominada anteriormente Associação Brasileira de Professores de Geometria Descritiva e Desenho Técnico – ABPGDDT. Serão analisados os argumentos que justificariam tal ação, tendo como fontes primárias documentos elaborados nos eventos promovidos pela Associação, no recorte temporal 1983-1991. A base teórica da investigação se pauta nos pressupostos da história do currículo a partir da perspectiva de Ivor Goodson (1990 e 2018) e da história dos conceitos de Reinhart Koselleck (2012). A análise das fontes demonstrou que a modalidade de Desenho defendida era aquela relacionada às disciplinas acadêmicas da Expressão Gráfica, em especial ao Desenho Geométrico e à Geometria Descritiva. Também foi possível perceber mudanças no sentido dos termos Desenho e Expressão Gráfica, a partir da inserção de discussões sobre as implicações das tecnologias computacionais na área, que ampliaram seu significado considerando as novas formas de representação.
Palavras-chave: desenho; expressão gráfica; história do currículo.
Abstract
The objective of this work is to investigate the discourses that aimed to reinclude the subject of Drawing in the Brazilian school curricula, delivered at the National Symposiums of Descriptive Geometry and Technical Drawing promoted by the Brazilian Association of Graphic Expression – ABEG, which at the time was called the Brazilian Association of Teachers of Descriptive Geometry and Technical Drawing – ABPGDDT. The arguments that would justify such action will be analyzed, having as primary sources documents prepared at the events promoted by the Association, in the time frame 1983-1991. The theoretical basis of the investigation is based on the assumptions of the history of the curriculum from the perspective of Ivor Goodson (1990 and 2018) and the history of concepts by Reinhart Koselleck (2012). The analysis of the sources demonstrated that the Drawing modality defended was the one related to the academic disciplines of Graphic Expression, especially Geometric Drawing and Descriptive Geometry. It was also possible to perceive changes in the meaning of the terms Drawing and Graphic Expression, based on the inclusion of discussions about the implications of computer technologies in the area, which expanded their meaning considering the new forms of representation.
Keywords: drawing; graphic expression; curriculum history.
Autores
Rossano Silva e Gilson Braviano
Baixe o Arquivo Completo