Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O DESENHO À MÃO LIVRE NO ÂMBITO DA PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA DE PROJETO: PARÂMETROS PARA O PROCESSO DE ENSINO-PRENDIZAGEM

Resumo

A investigação apresentada neste artigo parte do pressuposto de que saber desenhar à mão livre é uma das competências que o designer deve possuir. Nesse sentido, com o intuito de identificar parâmetros capazes de orientar a ação do professor de desenho à mão livre no contexto da preparação para a prática projetual, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das perspectivas históricas do ensino do desenho à mão livre no Brasil. A investigação identifica uma dicotomia entre o ensino do desenho artístico e o ensino do desenho técnico no Brasil e destaca o desenho à mão livre como ferramenta cognitiva. Como resultado da investigação, propõem-se os seguintes parâmetros para o ensino do desenho à mão livre no contexto da preparação para a prática projetual: sensibilização estético-formal, geração de ideias e comunicação de informações visuais.

Palavras-chave: ensino do design; desenho à mão livre; preparação para a prática projetual.

Abstract

The study presented in this paper assumes that the freehand drawing ability is one of the skills that the designer should possess. In this sense, in order to identify parameters that are able to guide the freehand drawing teacher action in the context of preparation to design practice, this study performed a literature search on the historical perspectives of design learning free hand in Brazil. The study identifies a dichotomy between the artistic design education and the technical design education in Brazil and highlights the freehand drawing as a cognitive tool. As a result, this study proposes the following parameters for the teaching of freehand drawing in the context of preparation for the design practice: aesthetic-formal awareness, ideas generation and communication of visual information.

Keywords: teaching design; freehand drawing; preparation for design practice.

 

Autores

Fabriano Acosta Gonçalves Rocha; André Luis Marques da Silveira; Vinicius Gadis Ribeiro e Sidnei Renato Silveira

Baixe o Arquivo Completo