Resumo
Este artigo trata do desenvolvimento de recursos lúdicos para acompanhar a exposição da obra “Pelo Rio Grande para o Brasil”, de 1925, de Helios Seelinger, visando provocar uma postura interpretativa do espectador. O caráter alegórico desta pintura a óleo tem suscitado interpretações de áreas como artes, sociologia, filosofia, história e história da arte. Estas áreas reconhecem personagens e associam narrativas de diferentes temporalidades para decifrar as mensagens implícitas. Em diálogo com tais interpretações e a partir de uma imagem precisa da obra, adquirida por fotogrametria digital, foram produzidos jogos tipo quebra-cabeça, em dois formatos: tradicional, variando o número de peças, e com a forma das figuras, variando cores. Neste estudo, apresenta-se uma investigação sobre as geometrias implícitas à obra para guiar o formato das peças de um novo jogo. Com estudiosos da vida e obra do artista, discute-se a potencialidade da abordagem geométrica para a promoção da interpretação, comparada aos jogos anteriores. Concluiu-se que a investigação geométrica, ao enquadrar e relacionar figuras, corrobora com hipóteses já formuladas e aponta para elementos da obra ainda a serem decifrados.
Palavras-chave: Helios Seelinger; pintura; interpretação; geometrias implícitas; jogos.
Abstract
This article discusses the development of playful resources designed to accompany the exhibition of the 1925 artwork “Pelo Rio Grande para o Brasil” by Helios Seelinger, with the aim of provoking an interpretative stance in the viewer. The allegorical nature of this large oil painting has sparked interpretations from fields such as arts, sociology, philosophy, history, and art history. These fields recognize characters and associate narratives from different temporalities to decipher implicit messages. In dialogue with these interpretations and based on a precise image of the work obtained through digital photogrammetry, two types of puzzle games were created: traditional, with varying numbers of pieces, and figure-shaped, with varying colors. This study investigates the implicit geometries in the work to guide the shape of pieces for a new game. Reflecting with scholars of the artist’s life and work, the potential of the geometric approach for promoting interpretation is discussed, compared to previous games. It was concluded that geometric investigation, by framing and relating certain figures, supports already formulated hypotheses and points to elements of the work yet to be deciphered.
Keywords: Helios Seelinger; painting; interpretation; implicit geometries; games.
Autores
Adriane Borda, Rithiele Araujo, Edemar Xavier Júnior, Darlene Sabany e João Brancato
Baixe o Arquivo Completo