Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

IVR DESIGN: AVALIAÇÃO DE UM MODELO PARA O DESIGN DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL COM FOCO NO ENSINO DE INGLÊS SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES / IVR DESIGN: EVALUATION OF A MODEL FOR THE DESIGN OF VIRTUAL REALITY ENVIRONMENTS WITH FOCUS ON ENGLISH LEARNING FROM THE PERSPECTIVE OF STUDENTS

Resumo

A crescente popularidade das tecnologias de realidade virtual amplia suas possibilidades de uso e aplicação. Contudo, o design de ambientes de realidade virtual é complexo, exigindo definição de objetivos, seleção de tecnologias e compreensão dos contextos culturais. Dado o contexto, esse artigo tem como objetivo avaliar a clareza, relevância e aplicabilidade de um modelo para o design de ambientes de realidade virtual durante um workshop realizado na disciplina Ambientes Interativos de Realidade Virtual, pertencente aos cursos de mestrado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, Portugal. No workshop, os estudantes utilizaram o modelo para a concepção de um projeto de realidade virtual para o contexto de ensino de inglês, bem como avaliaram o mesmo por meio de um grupo focal. Os resultados do estudo destacaram a importância do modelo para o design de ambientes de realidade virtual e sugeriram ajustes para torná-lo mais adequado ao seu objetivo.

Palavras-chave: realidade virtual; modelo; avaliação; design de ambientes; ensino de inglês.

 

Abstract

The growing popularity of virtual reality technologies expands their possibilities of use and application. However, designing virtual reality environments is complex, requiring the definition of objectives, selection of technologies, and understanding of cultural contexts. Given this context, this article aims to evaluate the clarity, relevance, and applicability of a model for the multimodal design of virtual reality environments during a workshop held in the Interactive Virtual Reality Environments course, which is part of the master’s programs of the Department of Informatics Engineering at the University of Coimbra, Portugal. In the workshop, students used the model to design a virtual reality project for the context of English language teaching, as well as evaluated it through a focus group. The study results highlighted the importance of the model for designing virtual reality environments and suggested adjustments to make it more suitable for its purpose.

Keywords: virtual reality; model; evaluation; environmental design; English teaching.

 

Autores

Jéssica Rodrigues Esteves, Berenice Santos Gonçalves e Jorge C. S. Cardoso

Baixe o Arquivo Completo