Resumo
O presente artigo tem como objeto analisar as especificidades das interfaces do filme de tendência Being produzido para a feira Heimtextil por seis instituições. Adota-se a perspectiva da interface como comunicação. Para tal, investe-se na concepção de interface como espaço mediador, no qual o corpo, a ferramenta e o objeto interagem. Partindo do pressuposto de que a interface expõe o conteúdo comunicativo das informações, ela transforma sinais em informação interpretável, faz-se possível a análise de um filme informativo de tendência como interface. Isto, pois, como estratégica comunicativa, os filmes de tendência compõem superfícies de contato e articulação entre a ordem de quem produz e de quem interpreta a informação de moda. Como abordagem metodológica, o trabalho é de natureza qualitativa e descritiva. Apões contextualização e revisão, o estudo realiza uma análise embasada na classificação de estruturas audiovisualísticas propostas por Bonsiepe (2011) e na classificação de filmes digitais de moda proposta por Needham (2013). A análise evidenciou grande referência a comunicação analógica das tendências de moda, que caracteriza certo atraso na adoção das potencialidades audiovisualísticas, e a forte incitação ao tato por meio de expressividade hiperbólica de texturas visuais, promovendo desejo pelos produtos comercializados na feira têxtil.
Palavras-chave: interface audiovisualística; filme de moda; tendências; informação de tendência.
Abstract
The present paper has the goal to analyze the trend video “Being” produced by six institutions to the textile fair Heimtextil as a communication interface. For that, it is invested in the conception of interface as a mediator space, in which the body, the tool and the object interact. Parting from the perspective that an interface unravels the communicative content of information, it transforms signs into interpretable information, and the analysis of a trend video as interfaces is made possible. That, because, as a communicative strategy, the trend videos compose contact and articulation surfaces between the orders of one who produces and the one who interpretates the fashion information. As methodological approach, the paper is of qualitative nature. The study has an analytical approach grounded on the classification of audiovisualistic structures proposed by Bonsiepe (2011) and of fashion digital films proposed by Needham (2013). The analysis evidenced great reference to the analogical (print) trend communication, that characterizes a delay in the adoption of audiovisualistic potentialities, and a strong incitation of touch by the hyperbolic expression of visual textures, promoting the desire for the products commercialized in the fair.
Keywords: audiovisualistic interface; fashion film; trends.
Autores
Amanda Queiroz Campos; Berenice Santos Gonçalves e Luiz Salomão Ribas Gomez
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