Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ILUSTRAÇÃO CRÍTICA E DESIGN SOCIAL: TRAÇOS DE REPRESENTATIVIDADE NO LIVRO ILUSTRADO INFANTIL / CRITICAL ILLUSTRATION AND SOCIAL DESIGN: TRAITS OF REPRESENTATION IN CHILDREN’S PICTURE BOOKS

 

Resumo

Este estudo se propôs investigar a ilustração crítica, o design social e o livro ilustrado infantil. Seu objetivo é direcionado para a criação de um livro ilustrado voltado para a promoção da representatividade na literatura infanto-juvenil. O livro ilustrado foi desenvolvido a partir da adaptação da metodologia de design de Passos (2014). Para a criação do roteiro foi utilizada a metodologia de Comparato (2009) e, para o design de personagem, a metodologia de Rocha (2023). Na construção de Madá, personagem principal do livro ilustrado, foram realizados estudos de anatomia, cenários e colorimetria para valorizar a diversidade étnica. Madá foi projetada para gerar identificação e desconstrução de estereótipos negativos, especialmente sobre o cabelo cacheado e crespo. Sendo assim, o propósito de criação deste livro ilustrado esteve em promover a representatividade positiva para crianças negras, visando o empoderamento por meio da valorização de seus traços étnicos.

Palavras-chave: livro ilustrado; representatividade negra; design social; ilustração crítica; livro ilustrado infantil.

 

Abstract

This study aimed to investigate critical illustration, social design, and children’s picture books. Its objective is to create a picture book aimed at promoting representation in children’s and young adult literature. The picture book was developed based on the adaptation of Passos’ design methodology (2014). Comparato’s methodology (2009) was used to create the script, and Rocha’s methodology (2023) was used to design the character. In the construction of Madá, the main character of the picture book, studies of anatomy, scenarios, and colorimetry were carried out to value ethnic diversity. Madá was designed to generate identification and deconstruction of negative stereotypes, especially about curly and frizzy hair. Therefore, the purpose of creating this picture book was to promote positive representation for black children, aiming at empowerment through the valorization of their ethnic traits..

Keywords: illustrated book; black representation; social design; critical illustration; children’s illustrated book.

Autores

Cláudio Aleixo Rocha e Victória Gabriella Silva Fagundes

Baixe o Arquivo Completo