Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ESTRATÉGIAS EXPRESSIVAS DE ILUSTRADORES EDITORIAIS

Resumo

Esse artigo trata da produção de ilustrações editoriais e do papel expressivo e comunicativo que elas desempenham. Pretende-se analisar o trabalho de três ilustradores com a intenção de colocar em evidência recursos que são próprios da linguagem da ilustração e participam da elaboração do discurso jornalístico. A riqueza presente nesse tipo de produção mostra que a função comunicativa da ilustração vai muito além do ornamento ou da tradução redundante do texto impresso. Isso é comprovado com a variedade de estratégias cognitivas e expressivas utilizadas e com as complexas relações que as ilustrações mantêm com os textos. Serão examinados os processos de criação envolvidos no trabalho de três ilustradores brasileiros, Orlando, Carlos Matuck e Samuel Casal, realizados para jornais e revistas, com a intenção de identificar algumas das estratégias expressivas utilizadas na construção desse tipo de retórica gráfica.

Palavras-chave: ilustração, expressão gráfica, jornalismo visual, processos de criação, crítica de processo.

 

Abstract

This paper deals with the production of editorial illustrations and expressive and communicative role they play. Objective is to understand the ways in which illustrators operating features that are specific to the language of illustration and participate in the development of journalistic discourse, adding new layers of meaning to the day’s news. How does the graphical annotation takes shape in order to satisfy a communicative? The interest of this paper is to investigate the variety of mental processes and cognitive results that the production of illustrations offers for our consideration, with the intent to enhance the expressive value of this production. Will examine the creative processes involved in the work of three Brazilian illustrators, Orlando, Charles and Samuel Matuck couple, made for newspapers and magazines, with the intention of identifying expressive strategies used in the construction of such graphic rhetoric.

Keywords: illustration, graphic expression, visual journalism, creation processes, creative processes.

Autores

Laís Guaraldo

Baixe o Arquivo Completo