Resumo
A caligrafia canônica no Brasil, apesar de seu uso e reconhecimento crescentes, tem seu ensino quase sempre ligado a pequenos cursos que acabam por não propiciar um debate sobre técnicas e materiais utilizados, especialmente para pessoas iniciantes do assunto. O presente trabalho lançou um olhar exploratório sobre o campo, buscando compreender como são confeccionados os materiais didáticos e quais recursos e informações são ali inseridos. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa através de questionários online, tendo como público-alvo professores de caligrafia canônica. Os resultados demonstram que não existe uma base única a ser utilizada e que existe uma lacuna para o desenvolvimento de pesquisas e produtos que auxiliem professores da área.
Palavras-chave: caligrafia, material didático, design gráfico.
Abstract
The canonical calligraphy in Brazil, although its use and increasing recognition, has his teaching almost always on the short courses that ending up not providing a deep discussion of techniques and materials used, especially for beginners on the subject. This work has launched an exploratory look at the field, trying to understand the learning materials and resources and information are entered. For this, we developed an online survey with canonical calligraphy teachers. The results show that there isn’t a single base used, showing a lack in the field for the development of research and products to support calligraphy teachers and it courses.
Keywords: calligraphy, teaching materials, graphic design.
Autores
Carlos Eduardo Brito Novais e Eva Rolim Miranda
Baixe o Arquivo Completo