Diante do processo de urbanização, edificações de valor histórico estão sujeitas ao desaparecimento, o que reforça a necessidade da busca de meios para salvaguardar o patrimônio edificado. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta de auxílio na valorização de construções históricas e sua aplicação no ensino patrimonial, tendo como objeto de estudo edificações históricas de Crissiumal-RS. Para isso, cinco edifícios construídos entre 1934 e 1967 foram modelados em 3D usando SketchUp 2022, conforme foram originalmente construídos, a partir da observação de material iconográfico antigo e medições in loco. Essas modelagens 3D foram integradas ao aplicativo Augin, permitindo sua visualização em RA. Além disso, foi realizada uma pesquisa Survey com alunos do Ensino Fundamental, analisando a sua percepção sobre a relevância das construções históricas e da utilização da RA. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes reconhece o valor histórico-cultural das edificações e considera a RA uma ferramenta eficaz para o ensino patrimonial. Conclui-se que a RA oferece um meio interativo e inovador para valorizar e preservar o patrimônio histórico.
Palavras-chave: realidade aumentada; educação patrimonial; Augin; patrimônio histórico; arquitetura.
Abstract
In the face of the urbanization process, buildings of historical value are subject to disappearance, which reinforces the need to find ways to safeguard built heritage. In this context, this research aims to analyze the use of Augmented Reality (AR) as a tool to aid in the appreciation of historical buildings and its application in heritage education, having as its object of study historical buildings in Crissiumal-RS. For this, five buildings built between 1934 and 1967 were modeled in 3D using SketchUp 2022, as they were originally built, based on the observation of old iconographic material and on-site measurements. These 3D models were integrated into the Augin application, allowing their visualization in AR. In addition, a Survey was conducted with elementary school students, analyzing their perception of the relevance of historical buildings and the use of AR. The results indicated that most students recognize the historical-cultural value of buildings and consider AR an effective tool for heritage education. It is concluded that AR offers an interactive and innovative means to value and preserve historical heritage.
Keywords: augmented reality; heritage education; Augin; historical heritage; architecture.
Autores
Gabriela Luiza Leismann Bertaluci, e Thaísa Leal da Silva
Baixe o Arquivo Completo