Resumo
O design expográfico, como área amplamente discutida nos últimos anos, percorreu diversos caminhos dentro das instituições museológicas. A cenografia, como artifício desse campo, relaciona-se de maneira mais estreita com os museus de ciência do que com outras tipologias de museu. Sendo assim, o presente artigo propõe um estudo de caso de três setores do museu de ciência Catavento a partir de uma breve discussão entre a cenografia, a expografia e os museus de ciência. Dentro desse contexto serão discutidos os seguintes setores: Árvore da Vida, Aquários Marinhos e Aves do Brasil. Para tal serão utilizados fundamentos de Abreu (2014), Thomassem (2017) e Bayer (1961), entre outros autores.
Palavras-chave: design; cenografia; museu de ciências; design expográfico; expografia
Abstract
Exhibition design, as a widely discussed area in recent years, has taken several paths within museological institutions. Scenography, as an artifice of this field, relates to science museums more narrowly than other museum typologies. Therefore, this article proposes a case study of three sectors of Museu Catavento based on a brief discussion involving scenography, exhibition design (expography) and science museums. Within this context, the following sectors will be discussed: Tree of Life, Marine Aquariums and Birds of Brazil. For this purpose, we will resort to concepts established by Abreu (2014), Thomassem (2017) and Bayer (1961), among others authors.
Keywords: design; scenography; science museum; exhibition design; expography
Autores
Alceu Silva Neto e Priscila Almeida Cunha Arantes
Baixe o Arquivo Completo