Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN E O PERCURSO FEMINISTA: O COLETIVO GRÁFICO FEMININO DE CHICAGO / DESIGN AND THE FEMINIST JOURNEY: CHICAGO WOMEN’S GRAPHIC COLLECTIVE

Resumo

Este trabalho visa estudar o design gráfico como uma ferramenta de expressão visual que reflete o contexto no qual está inserido. Neste caso, é analisada a força persuasiva dos cartazes do Coletivo Gráfico Feminino de Chicago durante a segunda onda do movimento feminista. Através da análise das peças “Women are not chicks” e “Sisterhood is blooming”, a partir de Jolly (1996), busca-se compreender o design enquanto vestígio material que permite observações de outros tempos. Assim, percebe-se a relação entre os elementos gráficos utilizados nos cartazes e os propósitos feministas daquele contexto, que questionavam as divisões de gênero e a desigualdade entre os sexos.

Palavras-chave: design gráfico; feminismo; cartaz; Chicago Women’s Graphic Collective.

 

Abstract

This paper aims to study graphic design as a visual expression tool that reflects the context in which it is inserted . In this case , we analyze the persuasive force of the posters of the Chicago Women’s Graphic Collective during the second wave of the feminist movement . Through the analysis of “Women are not chicks” and ” Sisterhood is blooming”, based on Jolly (1996), we seek to understand design as a material trace that allows observations from other times. Thus, we relate the graphics used on these posters with the feminist purposes of the movement, which questioned gender divisions and gender inequality.

Keywords: graphic design; feminism; poster; Chicago Women’s Graphic Collective.

Autores

Roberta Coelho Barros, Paula Garcia Lima e Thaís Cristina Martino Sehn

Baixe o Arquivo Completo