Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN DE EMBALAGEM: PROPOSIÇÃO DE PRINCÍPIOS PARA O PROJETO GRÁFICO

Resumo

O Design de Embalagem é um campo projetual multidisciplinar, que envolve habilidades do design de produto e do design gráfico, esse responsável por soluções visuais que desempenham as funções de informação e comunicação. Dessa forma, estudos acerca de métodos, ferramentas e diretrizes que orientem o desenvolvimento de projetos gráficos mais eficazes no desempenho de suas funções revela-se um assunto relevante e abrangente, devido à amplitude de fatores relacionados aos aspectos visuais e comunicacionais. Assim, este trabalho tem como objetivo contribuir para pesquisas relacionadas ao projeto gráfico de embalagens, por meio da proposição de um conjunto de princípios relacionados à ergonomia e  à composição visual. Para tanto, apresenta um estudo sobre as funções das embalagens, metodologias e conceitos relativos ao projeto gráfico-informacional e elementos visuais. Os resultados podem ser utilizados como ferramenta de apoio em métodos projetuais e como suporte ao processo de ensino-aprendizagem da atividade.

Palavras-chave: design de embalagem; projeto gráfico; princípios de design.

Abstract

Packaging Design is a multidisciplinary field, involving skills of product design and graphic design, responsible for visual solutions that perform the functions of information and communication. Therefore, studies about methods, tools and guidelines to guide the development of graphic designs more effective in performing its functions appears to be a relevant and embracing subject, due to the range of factors related to visual aspects and communication. This work aims to contribute to research related to graphic design packaging, by proposing a set of principles related to ergonomics and visual composition. To this end, presents a study about the functions of packaging, methodologies and concepts relating to graphic informational design and visual elements. The results can be used as a support tool in design methods and as support the teaching-learning activity.

Keywords: packaging design; graphic design; principles of design.

Autores

Priscila Zavadil Pereira Régio Pierre da Silva

Baixe o Arquivo Completo