Resumo
O artigo discute padrões de análise gráfica em arquitetura a partir do estudo de três autores e suas técnicas e métodos de representação: Bernard Leupen, Geoffrey Baker e Simon Unwin, desenvolvidos entre os anos 1980 e 1990. Esses são referências no ensino de projeto e em pesquisas acadêmicas que envolvem aspectos formais como objeto de investigação. O objetivo é estudar a metodologia adotada por cada teórico, visto que existem diversas maneiras de leitura, de meios de representações e interpretações da forma arquitetônica. Essas podem contribuir com a discussão dos desafios da análise gráfica no século XXI, subsidiando assim, o ensino e a concepção na arquitetura. Sabe-se que a análise projetual é uma atitude crítica e reflexiva. Ao contrapor as diferentes atitudes teóricas sobre um mesmo objeto – Villa Savoye – obtém-se a síntese sobre maneiras de analisar aspectos essenciais do projeto e a compreensão dos processos de concepção, proporcionando uma leitura em projetos paradigmáticos. Este artigo, portanto, avança na discussão sobre a análise da forma em relação à produção arquitetônica recente, por meio da abordagem dos três autores.
Palavras-chave: cultura arquitetônica; análise gráfica; processos de projeto
Abstract
The article discusses patterns of graphical analysis in architecture based on three authors and their techniques and methods of representation: Bernard Leupen, Geoffrey Baker e Simon Unwin, developed between the years 1980 and 1990. These are references on the project teaching and academic researches, that involve formals aspects as an investigation object. The aim is to investigate the methodology adopted by each author, since there are several ways of reading, of representation modeling and of interpretation of the architectural form. These can contribute to the discussion of the challenges of graphical analysis of the XXI century, subsidizing the teaching and the architectural design. It is known that the design analysis is a critical and reflective attitude. By the comparison of the different theoretical attitudes about the same object – Villa Savoye – one can obtain the synthesis on ways to analyze essential aspects of the project and the comprehension of the design process, providing a critical reading on paradigmatic projects. So, this article moves forwards on the discussion about formal analysis in the recent architectural production, through the approaching of the three authors.
Keywords: architecture culture; graphical analysis; design process.
Autores
Carolina Vivas da Costa Milagre, Christine Ramos Mahler, Eline Maria Mora Pereira Caixeta e Pedro Henrique Gomes Cardoso d’Ávila
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