Resumo
A demonstração é uma das principais formas de transmitir informações previamente à execução da habilidade motora. Em ambientes escolares, tradicionalmente, executa-se a demonstração por meio de um modelo ao vivo habilidoso para exemplificar o movimento que será executado ou avaliado, porém, a demonstração pode ser realizada por meios visuais auxiliares, como modelo em vídeo, fotografias e desenhos. Com o avanço de tecnologias de representação gráfica como a modelagem tridimensional (3D), captura de movimento e animação por realidade aumentada, novas possibilidades se abrem para representar de modo cada vez mais preciso o ser humano em movimento. Na tentativa de amenizar as tensões de se obter um modelo vivo habilidoso, este trabalho aplicou essas novas técnicas, utilizando softwares e plataformas gratuitas para criação de um modelo digital que executasse seis habilidades motoras fundamentais: “Quicar”, “Galopar”, “Rebater por baixo”, “Arremesso por Baixo’, “Passada” e “Pegar” preservando os critérios de desempenho propostos pela literatura da área de desenvolvimento motor. Essas animações poderão ser utilizadas na educação infantil como material didático para ensino das habilidades motoras, como também em testes avaliativos que façam uso da demonstração em seu delineamento.
Palavras-chave: demonstração; habilidades motoras fundamentais; modelagem 3D; educação infantil.
Abstract
The demonstration is one of the ways to provide instruction prior to the execution of motor skill. In school environments, the demonstration is traditionally performed by means of a live model, however, the demonstration can be performed by auxiliary visual means, such as a video model, photographs and drawings. With the advancement of graphic representation technologies such as three-dimensional modeling (3D), motion capture and augmented reality animation, new possibilities are opening up to represent the human being in motion in an increasingly precise way, in an attempt to alleviate the tensions of obtaining a skillful living model. This work applied these new techniques, using free software and platforms to create a digital model that would perform six fundamental motor skills: “Stationary Dribble”, “Gallop”, “One-hand Forehand Strike”, “Underhand Roll”, “Leap” and “Catch” while preserving the performance criteria proposed by the motor development literature. These animations can be used in early childhood education as didactic material for teaching motor skills, as well as in evaluation tests that make use of the demonstration in their design.
Keywords: demonstration, fundamental motor skills, childhood education.
Autores
Rodrigo Martins de Oliveira Spinosa, Stefanie Costa Martins, João Paulo de Souza e Silva e Inara Marques
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