Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

CULTURA, LINGUAGEM GRÁFICA E ALFABETISMO VISUAL

Resumo

Trata-se da possibilidade de se promover um “alfabetismo visual”, como decorrência do estudo da “sintaxe visual”, considerando-se os elementos e as relações préfigurativas da imagem gráfica, cuja origem pode ser artesanal, fotográfica ou digital. O nível préfigurativo é aqui considerado como o conjunto de elementos básicos da composição: pontos, linhas, plano e manchas, que podem ser percebidos como formadores das figuras representadas, por exemplo, uma casa ou um gato. No nível semântico-figurativo, no qual é percebida a representação figurativa da casa ou do gato,  considera-se que  a denotação visual coincide  também com o significado denotativo das palavras ou dos termos substantivos. Mesmo que, geralmente, a codificação visual é analógica, sendo estabelecida por semelhança, enquanto a codificação linguística é convencional. O nível pré-figurativo é campo da expressividade material e da sintaxe visual, compondo o lugar no qual o alfabetismo visual assume sua singularidade. Pois, mostra-se diferente do processo de alfabetização para a leitura e a escritura linguística. As características do nível pré-figurativo interferem nos efeitos conotativos ou adjetivos da significação denotativo-figurativa da imagem, determinando em parte a semântica final do discurso imagético.

Palavras-chave: percepção visual; sintaxe visual; leitura da imagem

 

Abstract

This paper relates the possible promotion of a “visual alphabetism” resulting from the “visual syntaxes” study, given the elements and the pre-figurative relations of the graphic image. Which origins may be handmade, photographic or digital. The pre-figurative level is here considered as the group of basic elements of a composition: dots, lines, surfaces and blots. They may be perceived as builders of represented figures, such as a house or a cat. In the semantic-figurative level, in which is perceived the figurative representation of the house or the cat, it is considered that the visual denotation also agrees with the denotative meaning of the words or terms. Commonly, the visual codification acts analogically and is established by resemblance; however the linguistic codification is conventional. The pre-figurative level is the field of material expression and visual syntaxes, composing the place in which the visual alphabetism takes on its uniqueness. That occurs due the different processes of alphabetization for linguistic reading and writing. The pre-figurative level characteristics interfere in the connotative effects or the image’s denotative-figurative signification of objects; partially determining the final semantics of the imagetic speech.

Keywords: visual perception; visual syntax; image reading

 

 

Autores

Richard Perassi Luiz De Sousa Luciano Patrício Souza de Castro Alvaro Roberto Dias Amanda Queiroz Campos

Baixe o Arquivo Completo