Resumo
Neste estudo, investigamos o processo colaborativo de produção de representações gráficas de síntese por alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado em Design). Para tanto, adotamos uma abordagem de coleta de dados mediada, com a produção de relatórios de processo por um estudante apontado pelo próprio grupo a cada encontro de produção de RGS. Para a tabulação dos relatórios de processo, utilizamos mapofluxogramas e análise qualitativa dos relatórios. Os resultados permitiram delimitar estágios do processo de produção das RGSs e atividades transversais ao processo (e.g., avaliação, surgimento de ideias, dúvidas). Relacionamos, por fim, os estágios e as atividades transversais aos hábitos mentais propostos por Hyerle (2008), com vistas a combinar os aspectos operacionais e cognitivos da produção de RGSs.
Palavras-chave: representação gráfica; pensamento visual; educação.
Abstract
In this study, we investigated the collaborative process of producing graphic representations for synthesis by postgraduates (MSc and DSc Design students). In order to achieve such purpose, we adopted a mediated-data-collection approach, in which a student appointed by the group produced a process report for each RGS production meeting. Data treatment included the production of sequential line charts and qualitative analysis of the student-produced reports. Results allowed us to delineate the main stages within RGS collaborative production and identify across-the-process activities (e.g., evaluation, emerging ideas and doubts). At last, we associated RGS production stages and across-the-process activities to Hyerle´s (2008) habits of the mind, with an aim of combining operational and cognitive aspects of RGS production.
Keywords: graphic representation; visual thinking, education.
Autores
Stephania Padovani; Juliana Bueno e Waleska Chagas Sieczkowski Pacheco
Baixe o Arquivo Completo