Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

COMPARAÇÃO ENTRE LINGUAGEM VISUAL CARTOON E A FOTORREALISTA APLICADAS À REPRESENTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS / COMPARISON BETWEEN CARTOON VISUAL LANGUAGE AND PHOTOREALISTIC APPLIED TO COMICS REPRESENTATION

 

Resumo

Este trabalho compara o impacto da renderização de cenários 3D com texturas fotorrealistas em relação a ilustração com cores sólidas em estilo cartoon, quanto à preferência de leitura e interpretação do conteúdo pelos leitores jovens, entre 18 e 26 anos. A proposta se apoia na tentativa de facilitar a tomada de decisão quanto aos aspectos visuais e suas consequências na estrutura narrativa das histórias em quadrinhos. Essas informações são importantes quando a história em quadrinho é criada para veiculação de temas instrucionais. Um aspecto importante a ser considerado é compreender se o tipo de linguagem visual influencia na preferência de leitura ou no entendimento e pregnância do conteúdo. Um infográfico com o fluxo das atividades e ferramentas também foi elaborado, para descrever a configuração dos dois arquivos utilizados para a comparação. As histórias em quadrinhos são uma forma de comunicação que vem ganhando adesão de diversas áreas, mesmo aquelas não ligadas ao entretenimento. Desta forma, este trabalho pode contribuir direta ou indiretamente para os profissionais que lidam com narrativas gráficas direcionado à instrução e à educação.

Palavras-chave: comparação, cartoon, render 3D; histórias em quadrinhos;


Abstract

This study compares the impact of rendering 3D scenes with photorealistic textures versus cartoon-style solid colors on the reading preference and content interpretation by young readers aged 18 to 26. The proposal is based on the attempt to facilitate decision-making regarding visual aspects and their consequences on the narrative structure of comics. This information is particularly important when the comic is created to convey instructional themes. A key aspect to consider is understanding whether the type of visual language influences reading preference or the comprehension and retention of content. An infographic outlining the workflow and tools was also developed to describe the configuration of the two files used for comparison. Comics are a form of communication that has been gaining traction across various fields, even those not related to entertainment. Thus, this work can contribute directly or indirectly to professionals dealing with graphic narratives aimed at instruction and education.

Keywords: comparison, cartoon, 3D render; comics.

Autores

Joao Paulo de Souza e Silva, Stefanie Costa Martins, Livia Barbosa de Oliveira Silva, Marcelo Castro Andreo e Rodrigo Martins de Oliveira Spinosa