Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo mostrar os métodos que englobam o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, utilizando como base os processos abordados pelo design thinking. Tal metodologia apresenta as seguintes fases: Imersão, por meio da etapa de Profundidade, Pesquisa com o usuário e Entrevista, e em seguida Análise dos similares; Ideação aborda a técnica do brainstoming; e a fase de Prototipação, com a elaboração de um produto de alta fidelidade. Através de Teste com o usuário foi possível validar a proposta, por conseguinte observar as falhas e dificuldades existentes, dificuldades estas listadas pelos usuários, e que contribuirão para melhorias do projeto. O jogo em questão busca proporcionar a interação por meio do contato pessoa-pessoa, observado por meio da emoção contida nos níveis visceral e reflexivo, ademais resgatar valores culturais amazônicos por meio do seu conceito, especificamente as lendas, com seu rico repertório cultural, o qual revela antigas tradições indígenas.
Palavras-chave: cultura; metodologia ativa; design de jogos.
Abstract
The current research aims to show the methods that encompass the board game’s development, based on process addressed by design thinking. This methodology present the following phases: Immersion, through the Depth stage, User Survey and Interview, then Analysis of the similar; Ideation addresses the brainstorm technique; the Prototyping phase with the elaboration of a high fidelity product. Through the user’s test was possible to validate the proposal, therefore to observe the existing flaws and difficulties, the dificulties was listed by users and will be used to improve the project. The game in question seeks to provide the interaction through the person-person contact, observed through the emotion contained in the visceral and reflexive levels, in addition to recovering Amazonian cultural values through its concept, specifically the legends, with its rich cultural repertoire, the which reveals ancient indigenous traditions.
Keywords: culture; active methodology; game design.
Autores
Jennyfer Oliveira da Costa e Marcella Sarah Filgueiras de Farias
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