Resumo
O presente artigo visa divulgar alguns resultados na pesquisa realizada para a tese em andamento do autor. Propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, baseados nos antecedentes da animação entre os séculos XVII e XIX que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. O uso de novas tecnologias em sala de aula, no universo de alunos mergulhados no meio digital, permite questionar sobre que tipos de objetos que fascinam e incentivam o aluno ao aprendizado podem ser desenvolvidos. Muitos são os desafios para que o novo material seja criado a partir de uma metodologia colaborativa, sem se caracterizar como apenas uma nova roupagem para antigos modelos.
Palavras-chave: animação; brinquedos óticos; ensino de design.
Abstract
This article aims to disclose some results in the survey conducted for the thesis in progress by the author. It proposes an interdisciplinar methodology for the creation of optical objects, seeking inspiration in 17th to 19th centuries Animation devices that could be used as Design teaching material. The use of new technologies in classroom, for a new digital-borne generation, promotes the chance to question about what is the best type of objects that fascinate and encourage these students to learning. There are many a challenge in creating genuinely new learning objects, instead just giving a new face to old solutions, objects resulting from a recent colaborative methodology.
Keywords: animation; optical toys; design learning.
Autores
Gabriel Filipe Santiago Cruz, Rita Maria de Souza Couto e Flavia Nízia Fonseca Ribeiro
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