Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

AVALIAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DESCRITIVA: UMA NARRATIVA HIPERMIDIÁTICA PARA SURDOS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a avaliação de satisfação realizada com um objeto de aprendizagem (OA) em formato de narrativa hipermidiática desenvolvido para usuários surdos. Para tanto, primeiro conceituam-se os termos objetos de aprendizagem e narrativas hipermidiáticas e, na sequência, descreve-se o OA avaliado. Para a análise da satisfação dos usuários utilizou-se do método do grupo focal e para a análise dos dados, da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostram que os usuários surdos ficaram positivamente satisfeitos com o objeto de aprendizagem a eles apresentado. Foram destacados pontos de melhoria e enfatizada a importância da iniciativa do projeto em promover, por meio de diferentes formas (texto escrito, imagem e vídeos em Libras), a aprendizagem de um assunto complexo como a Geometria Descritiva para usuários surdos. Também como resultado, foi possível inferir que o desenvolvimento de formatos variados de objetos de aprendizagem é uma maneira de abrir caminhos para o fomento da inclusão social.

Palavras-chave: narrativas hipermidiáticas; objetos de aprendizagem; surdos; discurso do sujeito coletivo.

Abstract

This paper aims to present an evaluation of the deaf users satisfaction when they interact with a learning object (OA) that has a hypermedia narrative format. To do so, at first, it is conceptualized the terms learning objects and hypermedia narratives and after that it is described the OA that was evaluated. The focus group method was used for the analysis of the users satisfaction. The technique of the Discourse of the Collective Subject. was used for the data analysis. The results shows that the deaf users were positively satisfied with the learning object that was presented to them. They highlighted areas for improvement and they emphasized the importance of the project initiative to promote the learning of a complex subject like Descriptive Geometry through different forms (written, images and videos in sign language), for deaf users . Also as a result it was possible to conclude that the development of varied formats of learning objects is a way to open paths toward the promotion of social inclusion.

Keywords: hypermedia narrative; learning objects; deaf; discourse of the collective subject.

Autores

Sabrina Bleicher; Armando Ribas; Sílvia Quevedo; Vânia Ribas Ulbricht e Tarcísio Vanzin

Baixe o Arquivo Completo