Resumo
A digitalização revolucionou o desenho de fontes tipográficas, automatizando tarefas no trabalho dos type designers. Recentemente, a Inteligência Artificial (IA) foi incorporada ao design de tipos, mas suas implicações ainda são pouco exploradas. Este estudo tem como objetivo identificar recursos digitais utilizados na automatização do trabalho e analisar oportunidades e desafios da IA no desenvolvimento de fontes tipográficas digitais. A pesquisa qualitativa contou com a resposta de 23 profissionais da área. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário, sendo a análise dos dados qualitativos feita de acordo com Bardin (2011). Os resultados indicam preocupações com a geração automática de fontes por IA reconhecendo sua utilidade para automatização de tarefas repetitivas e suporte técnico, como desenho vetorial e edição de código Python. As limitações incluem baixa qualidade dos resultados, desvalorização profissional e a falta de entendimento das nuances estético-culturais. A pesquisa também discute os riscos e potencialidades do uso da IA no ensino de design de tipos, apontando impactos no aprendizado dos estudantes.
Palavras-chave: automatização; inteligência artificial; design de tipos; tipografia.
Abstract
Digitization has revolutionized the design of typefaces, automating tasks in the work of type designers. Recently, Artificial Intelligence (AI) has been incorporated into typeface design, but its implications are still little explored. This study aims to identify digital resources used in the automation of work and analyze opportunities and challenges of AI in the development of digital typefaces. The qualitative research included responses from 23 professionals in the field. A questionnaire was used as a data collection procedure, and the analysis of qualitative data was carried out according to Bardin (2011). The results indicate concerns about the automatic generation of fonts by AI, recording its usefulness for automating repetitive tasks and technical support, such as vector drawing and Python code editing. Specifications include low quality of results, professional devaluation, and lack of understanding of aesthetic-cultural nuances. The research also discusses the risks and potential of using AI in teaching typeface design, aiming at impacts on student learning.
Keywords: automation; artificial intelligence; type design; typography
Autores
Ana Paula Palhano, Renato Valderramas, Berenice Santos Gonçalves e Julio Monteiro Teixeira