Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APRENDENDO COM A IKEA: COMO USAR OS CONCEITOS DIY DOS MANUAIS DE MONTAGEM DE MÓVEIS EM MATERIAIS GRÁFICOS EDUCACIONAIS DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS / LEARNING FROM IKEA: HOW TO USE DIY CONCEPTS FROM FURNITURE ASSEMBLY MANUALS IN EDUCATIONAL GRAPHIC MATERIALS ON ASSISTIVE TECHNOLOGIES

Resumo

A IKEA é referência na criação de manuais de instrução para móveis e artigos de decoração baseados em ilustrações passo-a-passo, fáceis de usar e descomplicados. Entretanto, os materiais de informação de tecnologias assistivas ainda são considerados excludentes pois não atendem as características da população a qual se destinam. Assim, o propósito deste estudo foi demonstrar algumas estratégias usadas pela IKEA em seus materiais gráficos que poderiam ser adotadas em instruções para tecnologias assistivas.  Entre eles estão a) usar diagramas narrativos; b) ilustrar a traço e em 3D, simulando a perspectiva de olhar do utilizador; c) criar instruções essencialmente pictóricas e com texto quando necessário; d) dispor instrução por tópicos com áreas delimitadas; e) antecipar o resultado pretendido na capa; f) estimular a confiança dos usuários; g) conhecer as necessidades do público-alvo; h) seguir as diretrizes corporativas. Infere-se que tais estratégias de design empregadas pela IKEA poderiam ser incorporadas em manuais de tecnologias assistivas, visando auxiliar os usuários a usufruírem plenamente de seus produtos.

Palavras-chave: manual de instruções; tecnologia assistiva; design gráfico inclusivo

 

Abstract

IKEA is a reference in creating instruction manuals for furniture and decorative items based on step-by-step illustrations, which are easy to use and uncomplicated. However, information materials on assistive technologies are still considered exclusionary as they do not meet the characteristics of the population for which they are intended. Thus, the purpose of this study was to demonstrate some strategies used by IKEA in its graphic materials that could be adopted in assistive technology instructions.  These include a) using narrative diagrams; b) illustrate in line and in 3D, simulating the user’s perspective; c) create essentially pictorial instructions with text when necessary; d) provide instruction on topics with delimited areas; e) anticipate the intended result on the cover; f) encourage user confidence; g) know the needs of the target audience; h) follow corporate guidelines. It is inferred that such design strategies employed by IKEA could be incorporated into assistive technology manuals, aiming to help users fully enjoy their products.

Keywords: instruction manual; assistive technology; inclusive graphic design

 

Autores

Camila Medina, Cassia Leticia Carrara Domiciano e Jorge dos Reis