Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ANÁLISE DA COMPLEXIDADE DA INTERFACE NOS JOGOS DIGITAIS: ESTUDO DE CASO DA FRANQUIA FINAL FANTASY / ANALYZING INTERFACE COMPLEXITY IN DIGITAL GAMES: A CASE STUDY OF THE FINAL FANTASY FRANCHISE

 

Resumo

A mídia interativa dos videogames sempre obrigou os desenvolvedores e designers de jogos a encontrar soluções criativas para mediar e transmitir informações ao usuário com o mínimo de recursos gráficos. Dentre os desafios que motivaram tais soluções, destaca-se a limitação tecnológica, fator que por muito tempo ditou a constituição das representações visuais adotadas em jogos digitais, influenciadas pela capacidade de processamento e formulação de imagens disponíveis em determinada época. Assim, sucessos como o da franquia Final Fantasy (1987-) marcaram gerações com seu estilo adotado em meio a tais contextos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo examinar a evolução gráfica dos videogames, além de analisar a eficácia comunicativa de sua linguagem. Para isso, será utilizado o teste de compreensão, método proposto por Formiga (2012), visando compreender como um mesmo conjunto de ícones, desenvolvidos com diferentes limitações gráficas, é percebido pelo usuário. O teste será conduzido utilizando ícones provenientes dos jogos Final Fantasy (1987) e Final Fantasy Pixel Remaster (2021).

Palavras-chave: interface; semiótica; jogos digitais; final fantasy.

 

Abstract

The interactive media of video games has consistently compelled game developers and designers to find creative solutions to mediate and convey information to users with minimal graphic resources. Among the challenges that have motivated such solutions is technological limitation, a factor that for a long time dictated the constitution of the visual representations adopted in digital games, influenced by the image processing and formulation capacity available at a given time. Thus, successes such as the Final Fantasy franchise (1987-) marked generations with their style adopted in the midst of such contexts. The aim of this article is to examine the graphical evolution of video games and analyze the communicative effectiveness of their language. For this purpose, the comprehension test method proposed by Formiga (2012) will be employed to understand how a consistent set of icons, developed with different graphic limitations, is perceived by the user. The test will be conducted using icons from the games Final Fantasy (1987) and Final Fantasy Pixel Remaster (2021).

Keywords: interface; semiotics; digital games; final fantasy.

 

Autores

Ana Caroline Melo Lopes, Andrews Corrêa Lopes, Josias Ramos Da Silva e André Leonardo Demaison