Resumo
Este artigo apresenta os resultados até o momento de um projeto de pesquisa que reúne os campos do ensino de representação gráfica e projeto de arquitetura. O estudo emprega uma abordagem integrativa para uma formação em representação, alinhada com a preocupação quanto â funcionalidade dos edifícios frente às questões ambientais, a partir do estudo de geometrias complexas que são adotadas em obras referenciais. Tendo por base a noção estruturada de um saber (técnicas, tecnologias e teorias), de Yves Chevallard, são desenvolvidas atividades de análise de obras concebidas com tais geometrias conjuntamente com os discursos de seus arquitetos, visando compreender as relações que possuem com os aspectos de sustentabilidade. A estrutura de saber ainda integra processos de modelagem paramétrica das obras referenciais, considerando-se que esta promove uma maior compreensão dos parâmetros de configuração geométrica. Os resultados se referem à explicitação deste saber em termos teóricos e tecnológicos, para apoiar atividades de representação, especialmente com técnicas de modelagem paramétrica, a serem inseridas na formação de arquitetura.
Palavras-chave: geometria complexa; ensino de arquitetura; modelagem paramétrica; sustentabilidade.
Abstract
This article presents the results to date of a research project that brings together the fields of teaching graphic representation and architectural design. The study employs an integrative approach to training in representation, aligned with the concern regarding the functionality of buildings in relation to environmental issues, based on the study of complex geometries that are adopted in reference works. Based on the structured notion of knowledge (techniques, technologies and theories), by Yves Chevallard, activities are developed to analyze works designed with such geometries together with the discourses of their architects, aiming to understand the relationships they have with aspects of sustainability. The knowledge structure also integrates parametric modeling processes of reference works, considering that this promotes greater explanation of the geometric configuration parameters. The results refer to the explanation of this knowledge in theoretical and technological terms, to support representation activities, especially with parametric modeling techniques, to be inserted in architecture training.
Keywords: complex geometry; architectural teaching; parametric modeling; sustainability.
Autores
Janice de Freitas Pires, Adriane Borda, Brunna Pereira de Oliveira e Letícia Pereira Paixão