Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A APLICAÇÃO DE MALHAS NA GEOMETRIA DO PROJETO WATER CUBE: UM ESTUDO DIRIGIDO A FORMAÇÃO EM ARQUITETURA / THE APPLICATION OF MESHES IN THE GEOMETRY OF THE WATER CUBE PROJECT: A STUDY AIMED AT TRAINING IN ARCHITECTURE

 

Resumo

Nos últimos anos, a adoção do projeto paramétrico facilitou a representação e proposição de formas complexas no projeto de arquitetura, permitindo resgatar geometrias de alto desempenho, aplicadas no passado por arquitetos como Gaudí e Otto. Neste trabalho, busca-se compreender o emprego da geometria complexa em projetos, especialmente aqueles configurados a partir de malhas. Parte-se de uma revisão de literatura sobre o uso de malhas na arquitetura, reconhecendo suas características e as associações com seus princípios geométricos. São estudados projetos referenciais, como o Water Cube, que emprega malhas para a representação e construção de sua estrutura em bolhas, com o objetivo de reconhecer- o processo de projeto e sistematizar uma estrutura do saber para o ensino de arquitetura. Esta, nos termos da Teoria Antropológica da Didática, de Chevallard (1999), abarca elementos teóricos e tecnológicos, tal como a sistematização dos processos de modelagem. O resultado é a explicitação do saber referente ao projeto analisado, que coloca em evidência a importância da geometria no processo de projeto aliada aos demais requisitos de projeto.

Palavras-chave: projeto paramétrico; geometria complexa; malhas; Water Cube; ensino de arquitetura.

 

Abstract

In recent years, the adoption of parametric design has facilitated the representation and proposition of complex shapes in the architectural design, allowing the recovery of high-performance geometries, applied in the past by architects such as Gaudí and Otto. In this work, we seek to understand the use of complex geometry in projects, especially those configured from meshes. It starts with a literature review on the use of meshes in architecture, recognizing their characteristics and associations with their geometric principles. Reference projects are studied, such as Water Cube, which uses meshes to represent and build its bubble structure, aiming to recognize the design process and to systematize its structure of knowledge for teaching architecture. This, in terms of the Anthropological Theory of Didactics, by Chevallard (1999), encompasses theoretical and technological elements, such as the systematization of modeling processes. The result is the explanation of knowledge’s structure regarding the analyzed project, which highlights the importance of geometry in the design process combined with other design requirements.

Keywords: parametric design; complex geometry; meshes; Water Cube; architectural teaching.

Autores

Fernando Franz Zauk e Janice de Freitas Pires