Resumo
A pandemia da COVID-19 e a implantação do Ensino Remoto Emergencial geraram grande desafio ao ensino superior em todas as áreas. Diante deste contexto, as aulas presenciais migraram para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, exigindo adaptações e novas metodologias no que se referem às estratégias pedagógicas e didáticas. Desta forma, esse trabalho tem como intuito expor as práticas de ensino adotadas em uma disciplina relativa à graduação em Design de Moda, e direcionada a conteúdos sobre ilustração digital, durante o período em que esteve adaptada para modalidade remota. Os procedimentos metodológicos abrangeram uma pesquisa descritiva, cujo método empregado foi o estudo de caso e sua conduta compreendeu quatro etapas: pesquisa teórica, descrição do método didático empregado na disciplina, entrevistas, e análise dos resultados. Em relação aos frutos da investigação efetuada, apresenta-se não somente uma descrição detalhada da didática concebida para o cenário apontado, como também discussão e análise da percepção discente sobre o programa de estudos. Identificou-se que alguns procedimentos adotados poderiam continuar sendo empregados no período pós-pandemia por terem se mostrado mais efetivos para o aprendizado.
Palavras-chave: ilustração digital de moda; metodologia de ensino; ensino remoto emergencial.
Abstract
The COVID-19 pandemic and the implementation of Emergency Remote Teaching have posed a great challenge to higher education in all fields. In this context, face-to-face classes migrated to Virtual Learning Environments, requiring adaptations and new methodologies regarding pedagogical and didactic strategies. Thus, this work aims to present the teaching practices adopted in a course related to undergraduate Fashion Design, focused on digital illustration content, during the period it was adapted to remote mode. The methodological procedures included a descriptive research, whose method employed was the case study, and its conduct comprised four stages: theoretical research, description of the didactic method employed in the course, interviews, and analysis of the results. Regarding the outcomes of the investigation, a detailed description of the didactics conceived for the pointed scenario is presented, as well as a discussion and analysis of the students’ perception about the study program. It was identified that some of the procedures adopted could continue to be employed in the post-pandemic period, as they have shown to be more effective for learning.
Keywords: digital fashion illustration; teaching methodology; emergency remote teaching.
Autores
Livia Marsari Pereira Raquel Rabelo Andrade e Marizilda dos Santos Menezes
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